O e-Social é uma plataforma digital do governo que tem por finalidade unificar obrigações legais de atividades que dizem respeito à área trabalhista.
O objetivo principal do e-Social é simplificar a rotina burocrática, tornando os processos unificados e desburocratizados.
Assim, para cumprir rigorosamente as exigências da contratação de um colaborador, o empregador tem maior facilidade.
A clínica de medicina do trabalho participa do e-Social por meio de eventos que compõem a Segurança e Saúde do Trabalho (SST), mas é importante esclarecer que os estabelecimentos de medicina do trabalho não são os responsáveis pela geração e transmissão da SST no e-Social.
O que cabe às clínicas que atuam com medicina do trabalho com relação aos eventos da SST no e-Social diz respeito a determinados documentos.
Os documentos que compõem a SST no e-Social e que ficam sob responsabilidade das clínicas da medicina do trabalho são o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e a Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT).
O ASO é o documento no qual se registram exames médicos e o monitoramento da saúde do trabalhador.
Já o CAT é o documento emitido a fim de notificar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais junto ao INSS.
Procurando por e-Social?
A Mci Vitta – Serviços em medicina atua de modo altamente especializado com medicina ocupacional, dispondo de tradição e experiência nesse segmento, já que há mais de 15 anos vem acompanhando sua evolução.
A clínica atua por meio de corpo médico altamente capacitado, com foco de atendimento direcionado a toda a cidade de São Paulo.
Saiba mais!